MANDIOCA: A RIQUEZA EM UM TUBÉRCULO

A mandioca é um alimento nativo da América do Sul, onde é cultivado desde a antiguidade. Em algumas regiões do Brasil também pode ser conhecida como macaxeira ou aipim. De acordo com a Embrapa, é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento, e ajuda a combater a fome. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).
De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
Possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos —o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g.
A produção brasileira, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, alcança mais de 22,6 milhões de toneladas de raízes. Desse total, apenas 0,5% são exportados. O estado do Pará, com 17,9% dessa produção, é o primeiro colocado. Toda a mandioca do País é consumida em forma de farinha e de fécula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *