Evento sobre Segurança e Responsabilidade na Armazenagem de Grãos
No dia 26 de junho, os colaboradores Christian Carlos Schumann, Neumar Pacheco, Lucidio Argeu Vorpagel e Renato Wiebrantz representaram a Horizonte no evento “Segurança e Responsabilidade na Armazenagem de Grãos”, realizado na sede da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel).
Na oportunidade, receberam orientações técnicas dos principais órgãos de fiscalização e salvamento, com informações, prevenção e responsabilidade, com palestras com bombeiro militar, engenheiro de segurança e elétrica, inclusive sobre limpeza, controle de pragas e procedimentos no armazenamento.
Foram palestras muito importantes, com temas de relevância para o trabalho realizado na empresa. O objetivo é sempre manter todos atualizados com as normas e exigências estabelecidas, ressaltando o compromisso da Horizonte com um trabalho sério e com muito comprometimento.
Curso de Segurança em Instalações e Áreas Classificadas
Já no dia 27 de junho, o técnico de segurança Lucidio Argeu Vorpagel e o eletricista Laerton José Agnes participaram do Curso de Segurança em Instalações e áreas classificadas, realizado pela Schmersal, uma empresa alemã, líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais e equipamentos.
O treinamento institucional teve como foco a segurança em ambientes com risco de explosão, abordando ocorrências de grandes proporções e os fundamentos técnicos e normativos que regem as áreas classificadas. Durante a capacitação, foram apresentados os principais conceitos relacionados a fontes de ignição, propriedades de gases, vapores inflamáveis e poeiras combustíveis, bem como os critérios para classificação de áreas (zonas 0, 1, 2, 20, 21 e 22).
Foram discutidas as exigências da Portaria INMETRO nº 115/2022, os requisitos para obtenção do Certificado de Conformidade INMETRO, certificações internacionais e as normas aplicáveis, como a série ABNT NBR IEC 60079, NR 10 e NR 20. Também foi abordada a importância dos OCPs e laboratórios acreditados, do uso seguro dos equipamentos Ex, bem como os tipos de proteção (Ex d, Ex e, Ex i, entre outros), classes de temperatura, níveis de proteção EPL e grau de proteção IP.
Com base em exemplos práticos, foram explorados aspectos de instalação e inspeção de sistemas elétricos em áreas classificadas, conforme as normas ABNT NBR IEC 60079-14 e 60079-17, além da organização do prontuário técnico e do fluxo de produtos como milho e soja em ambientes potencialmente explosivos.