03/03/2008 - Divisão Agrícola

Fecularia Horizonte investe na instalação de Biodigestor

A preocupação com a preservação do meio ambiente não basta estar apenas no discurso para ter efeito real, é preciso estar em ações concretas. Com este propósito é que uma empresa rondonense instalada no distrito de Novo Três Passos pretende ser a primeira a ter um biodigestor instalado na estação de tratamento de efluentes. Trata-se da Fecularia Horizonte, que deu início, na última semana, às obras de readequação das lagoas de tratamento visando a instalação do biodigestor, cuja conclusão está prevista para o final do ano.

De acordo com o proprietário do Grupo Horizonte, Osvino Ricardi, o projeto do biodigestor foi uma forma que a empresa encontrou para melhorar a eficiência no tratamento de efluentes, como forma de evitar a contaminação da água de rios. "A partir da instalação do biodigestor a fecularia ficará dentro dos padrões exigidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP)", menciona.


Retorno

Conforme Osvino Ricardi, o Grupo Horizonte investirá em torno de R$ 1,2 milhões na ampliação das lagoas e no biodigestor. Além do retorno que o projeto oferecerá em longo prazo, com a preservação do meio ambiente onde a fecularia está inserida, também haverá retorno direto, já que o biogás produzido a partir da fermentação dos resíduos poderá ser utilizado nas caldeiras para combustão, necessário para a fabricação de fécula de mandioca.


Contribuição

Com o aproveitamento do biogás, a tendência é que haja redução na quantidade de lenha utilizada nas caldeiras, o que representará outra contribuição com o meio ambiente, já que menos árvores serão necessárias para o processo produtivo. "Além de proteger o meio ambiente, ainda será possível vender créditos de carbono", ressalta Osvino Ricardi.

A fecularia de Novo Três Passos produz amido de mandioca e amidos modificados, destinados à utilização na indústria alimentícia, de tecidos, papel, entre outras. A matéria-prima para moagem é produzida em várias cidades do Oeste paranaense e ainda no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Jornal O Presente

Voltar
AGRICOLA HORIZONTE LTDA
FONE (45)3284-8500
E-MAIL horizonte@agricolahorizonte.com.br
Avenida Irio Jacob Welp, 600 - Centro
Caixa postal 160
CEP 85960-000
Marechal Cândido Rondon - Paraná